5 dicas de como gerenciar as redes sociais do seu negócio

O trabalho de gerenciar as redes sociais é algo que ainda gera muitas dúvidas entre gestores e empresários. Felizmente, qualquer profissional está apto a fazer um gerenciamento de redes se levar em consideração alguns pontos importantes.

Ainda assim, vale ressaltar que cada empresa conta com particularidades específicas e características únicas, tornando a tarefa de gerenciamento mais difícil de acordo com fatores externos que envolvem o seu negócio.

Felizmente, mesmo assim você, gestor ou empresário, consegue produzir conteúdos relevantes na sua rede social e assim alcançar clientes em potenciais de maneira rápida, fácil e gratuita.

Então se quer saber as 5 dicas indispensáveis para gerenciar as redes sociais gratuitamente, sem gastar com plataformas pagas e de maneira profissional, leia este artigo que a 7Pixel produziu especialmente para você!

Por que gerenciar as redes sociais da minha empresa?

Hoje, as redes sociais são os principais canais de comunicação e a ponte mais usada entre clientes e empresas, pouco importando o nicho da empresa.

Assim como em qualquer projeto, o gerenciamento e acompanhamento das redes sociais é algo indispensável para manter resultados positivos e crescentes.

Fora isso, o processo para gerenciar as redes sociais é algo relativamente fácil e qualquer profissional está apto a fazer. Contudo, algumas qualidades são fundamentais, entre elas estão:

  • Português impecável;
  • Facilidade com tecnologia;
  • Heavy user de redes sociais;
  • Lida bem com prazos;
  • Enxerga oportunidades através de métricas e tendências.

Com essas qualidades, você ou qualquer colaborador da sua empresa consegue fazer um bom trabalho de gerenciamento de redes.

Também vale destacar que essas qualidades podem ser alcançadas através de cursos ou até mesmo da prática recorrente.

Sétima edição do estudo O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais no Brasil, 56% de quem atua nesta área procura por algum curso complementar justamente para aprimorar as qualidades desejadas a este profissional.

Tendo isso em mente, basta apenas seguir as 5 dicas de como gerenciar as redes sociais que a 7Pixel separou para você!

5 dicas de como gerenciar as redes sociais

A partir das 5 dicas de gerenciamento de redes sociais, você consegue traçar estratégias mais assertivas e realizar todo o projeto de planejamento com ainda mais facilidade.

Contudo, dificilmente você consegue alcançar um nível de excelência na casa de milhares de pessoas sem a participação de uma agência de comunicação. Por isso, considere a participação de uma agência se pendente melhorar ainda mais os seus resultados.

Agora descubra 5 dicas de como gerenciar as redes sociais!

1. Use o estúdio de criação

O estúdio de criação do Facebook é uma ferramenta gratuita capaz de programar, publicar e acompanhar o desempenho de publicações no feed e também nos stories, tanto do Instagram quanto do próprio Facebook.

A plataforma tem um design bastante intuitivo e mesmo pessoas com pouca familiaridade conseguem publicar posts nas redes.

Fora isso, o próprio Facebook apresenta artigos e sessões para tirar qualquer dúvida em relação à plataforma.

2. Faça o acompanhamento de métricas e tendências

Qualquer rede social apresenta dados relevantes para sua empresa, como o gênero, a localização, o horário de pico da sua rede, entre outras tantas informações. Porém, poucas pessoas realizam o devido acompanhamento das métricas da própria rede e também das tendências dos usuários.

O acompanhamento da métrica é algo bem fácil. Na sessão de configuração, toda rede social apresenta dados que podem ser relevantes aos seus posts e até mesmo nas decisões da empresa.

Diante todos os dados, a missão de quem gerenciar as redes sociais é extrair as principais informações e dar um destino relevante.

No caso das análises de tendências, você precisa acompanhar algumas plataformas, como o Google Trends ou o Twitter Topics, que costumam apontar os principais debates e temas. A partir disso é preciso criar conteúdos relevantes ao seu nicho que “surfem” no tema do momento.

3. Tenha um planejamento

Não basta criar e compartilhar um conteúdo nas redes: uma única publicação requer planejamento e precisa ter uma estratégia de divulgação, afinal de contas qualquer empresa tem o objetivo de aumentar os próprios resultados, e não curtidas em fotos.

Com isso em mente, faça um planejamento ao longo de cada nova semana e crie uma estratégia que induza o seu seguidor a comprar ou firmar alguma parceria interessante ao seu negócio.

Uma estratégia interessante é explorar o marketing de conteúdo para engajar uma comunidade e na sequência bombardeá-los com anúncios segmentados para que haja uma conversão.

4. Crie comunidades e listas de transmissão

O Facebook, o LinkedIn e o WhatsApp permitem a criação de grupos e também de listas de transmissão, que facilitam a comunicação com milhares de pessoas em instantes.

No caso do Facebook e do LinkedIn, a sua empresa (ou um representante) pode fazer parte de grupos relacionados ao seus serviços ou produtos e compartilhar publicações recentes, aumentando o alcance da publicação de maneira gratuita.

Há também a possibilidade de criar o seu próprio grupo nas duas redes, reunindo clientes já fidelizados e fazendo ações de manutenção de relacionamento.

Já no WhatsApp, você consegue criar listas de transmissão para o envio de promoções ou novas condições de parcerias. Além disso, você também consegue enviar conteúdos virais que alcançam milhares de pessoas em questão de minutos.

Em todo caso, o uso de comunidades e listas de transmissão é uma dica fundamental para gerenciar as redes sociais.

5. Conte com apoio especializado

Do mesmo modo que você, gestor ou empresário, busca um médico quando está doente, a sua empresa precisa de apoio especializado se quiser ter resultados de maneira imediata.

Uma agência de comunicação é formada por especialistas com anos de carreira e profissionais graduados nas principais áreas da comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing e design.

Ou seja, a sua empresa soma a visão de profissionais multidisciplinares quando conta com o apoio de uma agência especializada.

Felizmente, a 7Pixel é uma agência digital e une os principais profissionais do País para entregar resultados reais ao seu negócio.

Com apenas um clique, você consegue falar conosco e em questão de instantes está reunido com um profissional capacitado para extrair a sua necessidade e apresentar a melhor maneira de alcançar determinado objetivo.